Nossos serviços são prestados de acordo com as diretrizes contidas na NORMA DE PERÍCIAS GRAFOSCÓPICAS E DIGITAIS, expedida pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO (IBAPE-SP).

  • Quando nomeados em ações judiciais para a realização de PERÍCIA, adotamos os seguintes procedimentos:

  1. Inicialmente , estudamos  os fatos narrados no processo e analisamos os documentos comprobatórios juntados por ambas as Partes;

  2. Em seguida, examinamos a decisão de saneamento e organização do processo, onde estará delimitado o objeto da prova pericial e o documento sobre o qual ela recairá;

  3. Formulamos proposta de honorários periciais para nossa remuneração, ou damos aceite à remuneração fixada pelo Fundo de Assistência Judiciária da Defensoria Pública (caso a Parte seja beneficiária de gratuidade da justiça);

  4. Depositados os honorários periciais pela Parte ou provisionados os mesmos pela Defensoria Pública, agendamos coleta de material gráfico em caso de perícia grafotécnica (se for o caso, uma vez que pode haver nos autos documentos suficientes para confronto) e requeremos o acautelamento de documentos originais se a perícia versar questão documentoscopia; 

  5. Colhemos material gráfico ou solicitamos documentos adicionais de confronto;

  6. Se a versão digitalizada do documento a ser periciado estiver em boa resolução, pode ser realizado o exame na modalidade indireta, sem a necessidade de apresentação dos originais em Juízo;

  7. Elaboramos o Laudo Pericial, respondendo aos quesitos do Juízo e das Partes;

  8. Oferecemos esclarecimentos e respondemos a quesitos suplementares, se for o caso;

  9. Participamos de audiência de instrução e julgamento, se assim o Magistrado determinar.

  • Em caso de contratação para a elaboração de PARECER TÉCNICO EXTRAJUDICIAL, atuamos da seguinte maneira:

  1. Solicitamos o envio do documento a ser periciado em formato eletrônico (pdf), bem como ao menos 3 (três) documentos que possam servir de confronto grafoscópico - também em formato pdf;

  2. Analisamos as características da assinatura questionada ou do documento inquinado, com base nos pdf´s enviados;

  3. Se nos convencemos da veracidade das alegações do consulente, formulamos proposta de prestação de serviços;

  4. Aceita a proposta, firmamos contrato de prestação de serviços;

  5. Solicitamos os documentos originais para a realização das análises.

  • Por fim, em sendo contratados para prestar ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIAL, nossa atuação consistirá em:

  1. Solicitar ao consulente o envio do processo em pdf, para análise;

  2. Formular proposta de prestação de serviços;

  3. Em sendo aceita a proposta, formular quesitos;

  4. Acompanhar diligências designadas pelo Perito oficial;

  5. Participar de audiências e reuniões, se necessário;

  6. Manifestar-se quanto ao laudo pericial e oferecer quesitos suplementares, se o caso.